quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O Blog na Prática Educacional!

Sem dúvidas, o blog é mais um aliado na prática educacional.
Ao sair da mesmice, damos liberdade aos nossos alunos, que confiantes em seus potenciais, alçam novos vôos.
Através do blog, as aulas podem ultrapassar as paredes da escola, abrindo sempre novas possibilidades de estudo/conhecimento e socialização do mesmo.
Com o blog, o conhecimento não se encerra ao término da aula, mas continua de maneira amplificada por todo o tempo disponível do aluno, em que o mesmo possa interagir com os seus colegas de classe e professores  sempre que quiser (sábado, domingo e feriado...). O blog é um material didático de plantão, onde o aluno pode realizar diversas atividades do seu jeito, no seu ritmo.
Sempre democrático, o blog apresenta-se peculiar e cheio de surpresas, como deve ser cada aula nossa de cada dia!

Blogs educativos


Os blogs educativos são páginas simples, que levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los. Além disso, publicam idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos curtos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, piadas, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir. Como num veloz arquivo eletrônico, ele permite a abordagem de diversos assuntos, aumentando a interatividade com os visitantes, que passam a constituir uma comunidade. Ampliam-se assim, as possibilidades de um diálogo com outras formas de saber entre as diferentes disciplinas do conhecimento escolar. Os blogs podem ajudar a construir redes sociais e redes de saberes. Na educação, os blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.
Blogs em ação
Os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades, podem ser registradas no blog, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade. Todo o processo, desde escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog, pode ser feito coletivamente. Também é possível fazer do blog um jornal da turma. A exemplo apresento aqui o blog da Escola Estadual Albert Einstein de Guarantã do Norte - MT. 
Vantagens dos blogs educativos
Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde pode-se sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores), constituindo-se em um significativo Webfólio do processo de aprendizagem. A sua aplicação no cotidiano escolar pode se dar na forma de blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente, bem como podem ser Blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.

Alguns Bons Motivos para blogar como atividade de Aprendizagem e Ensino


1.   A web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento.
2.   Escrever sobre algo, implica em reflexão, crítica, etc.. e isto é fundamental no processo de aprendizagem.
3.   Desenvolver a habilidade de gerenciar informação.
4.   Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento.
5.   Evitar o retrabalho docente. Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar!!!
6.   Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver)
7.   Aprender a aprender.
A utilização de blogs na educação, possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
Algumas Possibilidades
Para Professores
1.   Desenvolvimento de projetos escolares.
2.   Trabalhos Inter-trans-Multi disciplinares.
3.   Produção de material instrucional.
Para Alunos
1.   Produção de resumos/sínteses da matéria.
2.   Log (descrição) de desenvolvimento de projetos escolares.
3.   Aprendizagem colaborativa.
Para professores e Alunos
Conversações sobre assuntos iniciados em sala, e que podem ser aprofundados em Lista de Discussão, com síntese num wiki

Algumas vantagens e desvantagens de usar os blogs nas escolas


As desvantagens de ter blog: é um espaço onde podem haver críticas desnecessárias, ofensas, etc, mas aqui também cabe ao professor ou diretor que é o administrador da conta permitir ou não certas publicações.
Outro ponto que pode ser negativo é o aluno achar que só pode e deve manifestar suas opiniões no blog e não mais querer saber de interagir em sala de aula. O professor tem que mostrar ao aluno que as tecnologias vieram para somar e não para substituir certas práticas e materiais. Na verdade temos mais vantagens que desvantagens, portanto professores vamos usar os micros de nossas escolas a favor da aprendizagem de nossos alunos!
Vantagens= A vantagem dos blogs é que podemos mostrar nosso trabalho a várias pessoas de diferentes lugares e com tanta gente vendo o trabalho dos alunos eles se sentem mais interessados em melhorar sempre mais para mostrarem que realmente são bons e sabem que tem que mostrar o seu melhor, pois existem vários professores que também irão compartilhar com seu trabalho.
Desvantagens= A única desvantagens que temos é que a maioria dos alunos ainda não tem acesso ao computador tornando assim o uso do blog impossível.
Por isso, abaixo estão algumas vantagens e desvantagens de criar um blog, além dos cuidados que você deve ter quando formar um espaço de discussão dentro dele.
          Diário online
Os blogs são lugares em que se podem encontrar quem divida opiniões e conhecer novas pessoas. É um local em que você compartilha os acontecimentos da sua vida, tanto com pessoas conhecidas como desconhecidas.
Por isso, ele é denominado um diário online. Antes, as agendas diárias eram utilizadas somente pelas adolescentes, mas com a versão para a internet, muitos garotos começaram a escrever. O ponto positivo disso é que todos podem compartilhar seus pensamentos e problemas.
Discussão
A discussão leva ao amadurecimento de idéias e à flexibilidade quanto à opinião alheia. Por isso, os blogs estão de acordo com o Estado Democrático de Direito, especificamente sob o artigo 19 da declaração universal dos direitos humanos, que garante a liberdade de expressão.
Além disso, os sites fornecem informação diária, sobre tendências, novas tecnologias e notícias, por exemplo. Tudo isso é importante para que as pessoas se atualizem e formem a própria opinião sobre diversos assuntos, tendo como base diversos lados de um mesmo fato.
          Brigas
Apesar das vantagens, os blogs podem causar algumas desavenças. Isso porque, muitas vezes, a opinião de uma pessoa sobre determinado assunto afeta a vida de outra. Por ser um local de liberdade de expressão, alguns falam sem medir muito as conseqüências.
O dono do site, em geral, abre um espaço para os leitores discutirem e, dificilmente, monitora a cada minuto. Por sinal, este é um ponto que deve ser considerado por quem pretende criar um espaço de discussão dentro do próprio site e não quer criar inimizades.
          Questão de lei
Não há uma lei que trate dos blogs. "A matéria é nova e carece de reflexão", explica Alexandre Fidalgo, especialista em Lei de Imprensa. Ele afirma que, na comunidade jurídica, o entendimento parece caminhar no sentido de aplicar as mesmas regras da legislação que rege a imprensa, em que o dono da mídia é responsável pelo conteúdo publicado.
Nesse caso, o dono do blog pode ser pêgo desprevenido e responsabilizado por ofensas ditas pelos leitores. Por causa do tal comentário, o blogueiro é obrigado a retirar seu site do ar durante um tempo.
Monitorar comentários
Para que isso não aconteça, a dica é monitorar os comentários deixados nos blogs. Isso não parece tão fácil em sites pequenos, em que leitores escrevem 24 horas por dia. Neste caso, é possível pedir cadastro dos comentaristas.
Além disso, é interessante que os donos dos blogs elaborem um termo de uso que deixe claro as intenções do site, condições de utilização e que se eximam da responsabilidade por opiniões de terceiros.

A importância do blog

O blog é uma ferramenta pedagógica muito eficaz, que auxilia no processo educativo, estabelecendo muito interesse e curiosidade por parte dos alunos.
Através da divulgação de trabalhos e imagens realizadas pelos alunos. Onde os pais e até mesmo os alunos podem estar buscando suas atividades e ficarem atualizados, através dos conteúdos passados pela professora.
O blog é uma ótima ferramenta para aguçar o interesse dos alunos pelo estudo, além de ser uma atividade atrativa que ajuda no desempenho escolar. Com o Blog o professor tem a vantagem de estar de atualizando, assim como o aluno, com ele saímos da rotina da "aula convencional".
Na nossa escola já usamos o Blog como meio de comunicação, lá postamos trabalhos realizados pelo professor e aluno, apresentações e datas comemorativas, entre outros.
Enfim a tecnologia esta aí, e basta nós enquanto educadores estarmos buscando novos meios de despertar nos alunos o gosto pela aprendizagem.
A informática educativa possibilita caminhos para que o professor realize suas aulas de forma interessante. Dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las é um dos grandes desafios de hoje para os profissionais da educação. Muitos recursos são utilizados para que se obtenha êxito na aprendizagem, e um em especial o "BLOG" oferece muitas possibilidades de desenvolvimento. Mas qualquer recurso conta com limitações, mas aqui colocaremos algumas das Vantagens e Desvantagens do uso do "BLOG" nas escolas como alternativa de aprendizagem.
  • Vantagens: Aproximar professore e alunos, criar atividades fora do horário de aula, trazer experiências de fora da escola, ensinar linguagem Digital, divulgar o trabalho do aluno e do professor, permitir maior reflexão sobre o conteúdo. Interação dos alunos. Motivação no acompanhamento dos eventos e postagens.  Exposição de idéias.
  • Desvantagens: Nem todos têm acesso a essa tecnologia em casa, dificuldade de acesso diário.
O professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a livre árbitro não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimento, deve se deixar claro o que espera e o que pretende com a proposta de trabalho. "não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobri a inclinação de suas mentes."( Platão.A Republica,VII)
Os blogs estão entrando na vida das pessoas e principalmente dos adolescentes, que estão cada vez mais ligados na internet.
Com este meio de informação atrativo, os professores não podem deixar de lado a maneira de chamar atenção que pode ajudá-los em suas aulas.
Temos que tomar cuidado com a maneira de apresentar as informações de forma clara e objetiva.
Assim os blogs serviram e ajudaram como ferramentas educacionais os professores para inovar suas aulas.




O que é blog?


Um blog (ou weblog) é um registro publicado na Internet relativo a algum assunto e organizado cronologicamente (como um diário). Pode ainda permitir comentários dos leitores aos textos publicados (denominados posts). Tem como grande vantagem o fato de o autor do blog não necessitar de saber construir páginas para a Internet, ou trabalhar com código.
Blog é um diário online no qual você publica histórias, idéias ou imagens.
Criar e atualizar seu blog são fáceis e rápidos: você só precisa de uma idéia na cabeça e um mouse na mão.

Sete motivos para um professor criar um blog


 A intenção é trazer para cá algumas das idéias
que a gente vê perdidas pelo mundo — real ou virtual

(Blog de Nelson Vasconcelos)
Nesse mundo da tecnologia, inventam-se tantas novidades que realmente é difícil acompanhar todas as possibilidades de trabalho que elas abrem para um professor. Recentemente, surgiu mais uma: o blog.
Mas o que vem a ser isso? Trata-se de um site cujo dono usa para fazer registros diários, que podem ser comentados por pessoas em geral ou grupos específicos que utilizam a Internet. Em comparação com um site comum, oferece muito mais possibilidades de interação, pois cada post (texto publicado) pode ser comentado. Comparando-se com um fórum, a discussão, no blog, fica mais centrada nos tópicos sugeridos por quem gerencia a página e, nele, é visualmente mais fácil ir incluindo novos temas de discussão com freqüência para serem comentados.
Esse gênero foi rapidamente assimilado por jovens e adultos do mundo inteiro, em versões pessoais ou profissionais. A novidade é tão recente; e o sucesso, tamanho, que em seis anos, desde o início de sua existência, em 1999, o buscador Google passou a indicar 114 milhões de referências quando se solicita a pesquisa pelo termo “blog”, e, só no Brasil, aparecem 835 mil resultados hoje. 
No mundo acadêmico, por sua vez, esse conceito ainda é praticamente desconhecido. O banco de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) não apresenta nenhuma referência sobre o tema e, mesmo em buscas internacionais, são pouquíssimos os trabalhos a respeito do que se pode fazer com um blog nas escolas. Todas as referências encontradas estão no pé deste artigo.
Não é à toa que tantos jovens e adultos começaram a se divertir publicando suas reflexões e sua rotina e que tantos profissionais, como jornalistas e professores, começaram a entrar em contato com seu público e seus alunos usando esse meio de comunicação. No blog, tudo acontece de uma maneira bastante intuitiva; e não é porque a academia ainda não disse ao professor que ele pode usar um blog que essa forma de comunicação deve ser deixada de lado. Com esse recurso, o educador tem um enorme espaço para explorar uma nova maneira de se comunicar com seus alunos. Vejamos sete motivos pelos quais um professor deveria, de fato, criar um blog.
1-     É divertido
É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato de ela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores. Como os blogs costumam ter uma linguagem bem cotidiana, bem gostosa de escrever e de ler, não há compromisso nem necessidade de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Como também é possível inserir imagens nos blogs, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente para qualquer leitor, o que aumenta ainda mais a diversão. O professor, como qualquer “blogueiro”, rapidamente descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens selecionadas (ou criadas). É possível até que fique “viciado” em fazer posts e ler comentários. 
2-     Aproxima professor e alunos
Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar idéias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos costumam se comunicar por meio de seus blogs. Já pensou se eles puderem se comunicar com o seu professor dessa maneira? O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo deles. Talvez, digital, o professor pareça até mais humano.
3-     Permite refletir sobre suas colocações
O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. A primeira reação de quem passou a vida acreditando que diários devem ser trancados com cadeado, ao compreender o que é um blog, deve ser de horror: “O quê? Diários agora são públicos?”. Mas pensemos por outro lado: que oportunidade maravilhosa poder descobrir o que os outros acham do que dizemos e perceber se as pessoas compreendem o que escrevemos do mesmo modo que nós! Desse modo, podemos refinar o discurso, descobrir o que causa polêmica e o que precisa ser mais bem explicado ao leitor. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.
4-     Liga o professor ao mundo
Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço.  Os blogs mais modernos reservam espaços para links, e logo o professor “blogueiro” acabará por dar algumas sugestões ali. Ao indicar um link, o professor se conecta ao mundo, pois muito provavelmente deve ter feito uma ou várias pesquisas para descobrir o que lhe interessava. Com essa prática, acaba descobrindo uma novidade ou outra e tornando-se uma pessoa ainda mais interessante. Além disso, o blog será um instrumento para conectar o leitor a fontes de consulta provavelmente interessantes. E assim estamos todos conectados: professor, seus colegas, alunos e mundo.
5- Amplia a aula
Não é preciso dizer que, com tanta conexão possibilitada por um blog, o professor consegue ampliar sua aula. Aquilo que não foi debatido nos 45 minutos que ele tinha reservados para si na escola pode ser explorado com maior profundidade em outro tempo e espaço. Alunos interessados podem aproveitar a oportunidade para pensar mais um pouco sobre o tema, o que nunca faz mal a ninguém. Mesmo que não caia na prova.
6-     Permite trocar experiências com colegas
Com um recurso tão divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação. (É claro que os blogs mais divertidos serão os mais visitados. E não precisamos confundir diversão com falta de seriedade profissional.)
7-     Torna o trabalho visível
Por fim, para quem gosta de um pouco de publicidade, nada mais interessante que saber que tudo o que é publicado (até mesmo os comentários) no blog fica disponível para quem quiser ver. O professor que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Por que não experimentar a fama pelo menos por algum tempo?
Antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Faça uma busca livre pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!